Seja em produtos de aplicação na indústria metal mecânica, em projetos de embalagens ou em aplicações biomédicas, a Impressão 3D, efetivamente eleva o padrão de qualidade com expressiva redução de tempo e consequente redução de custos. Nas aplicações industriais, ferramentarias podem utilizar os produtos obtidos por impressão 3D para calibração de cavidades das ferramentas para injeção (moldes), usinagens pantográficas e desenvolvimento de ferramental específico. Além disso, a produção de produtos em larga escala pode ser iniciada imediatamente a partir do protótipo obtido por impressão 3D através do uso de moldes de silicone confeccionados sobre o modelo impresso em 3D.
Em alguns casos é possível comercializar as peças diretamente quando se trata de lotes reduzidos. Para produção em larga escala, o processo convencional, por injeção, é mais econômico. Geralmente peças obtidas pela impressão 3d são utilizadas como protótipos, para testes ou desenvolvimento nas diversas fases do projeto. A impressão 3D não substitui a usinagem. Quando nos referimos ao processo de usinagem, salientamos que o mesmo ainda é o responsável pela ampla produção de protótipos, porém, com alto custo de produção e alta demanda de tempo, além disso, protótipos com geometrias complexas não podem ser usinados. Ainda hoje, muitos protótipos são produzidos artesanalmente.
Em fábrica de máquinas e componentes
A impressão 3D permite às fábricas de máquinas em geral que utilizem peças impressas diretamente em seus equipamentos, desde pequenos suportes para componentes (fim de curso, posicionadores, leitores, etc.) e até mesmo componentes que podem ser utilizados em mecanismos como espaçadores, fusíveis (peças de dão segurança ao conjunto) a outras peças como proteções, anéis de encosto, botões, placas indicativas, etc.
Em centros de pesquisas e desenvolvimento
Pesquisadores, estudantes e cientistas podem materializar os mais variados produtos, objetos e formas a partir de modelos virtuais. Laboratórios físicos, químicos e de experimentos podem contar com produtos reais em tempo recorde. Peças e componentes que podem ser impressos em diversas cores constituem uma possibilidade de demonstração em apresentações, reuniões, conferências e seminários.
FONTE: Site do Centro de Informação Metal Mecânica*
*Artigo de Ricardo Leonel, gerente da Rima Projetos e Consultoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário