Robô na Lua
Uma equipe alemã apresentou o robô com que planeja concorrer ao Google Lunar X PRIZE.
O robô Azimov, segundo o grupo, deverá pousar na Lua em 2014.
A competição dará US$20 milhões para a primeira equipe que conseguir pousar na Lua uma sonda não tripulada - um pequeno robô, - fazê-la movimentar-se por 500 metros e transmitir a proeza em vídeo para a Terra.
Apesar do nome divertido da equipe - Part-Time Scientists (cientistas em meio período, em tradução livre) - o projeto está sendo feito em colaboração com o Instituto de Robótica e Mecatrônica da agência espacial alemã, a DLR.
Processamento gráfico
Dois robôs soviéticos - Lunokhod 1 e 2 - rodaram pela Lua nos anos 1970, mas eram inteiramente controlados da Terra, via rádio.
Segundo seus criadores, o Azimov será totalmente autônomo e, mais do que isso, rápido. Segundo a equipe, ele tem capacidade para processar "várias imagens por segundo".
Apenas para comparação, o robô Opportunity, da NASA, que está em Marte, leva quase três minutos para processar um par das suas imagens estéreo, o que limita seu movimento a cerca de 1 centímetro por segundo.
O Azimov também possui uma câmera estéreo, cujas imagens serão usadas para gerar um modelo ambiental, por onde será traçada uma rota livre de colisões.
Não por acaso, a equipe tem o patrocínio do fabricante de processadores gráficos Nvidia.
Fotos da Apolo
"Como não existe GPS na Lua, é importante que o Asimov possa se orientar independentemente e explorar um território desconhecido com segurança. Quanto mais rápido ele fizer isto, melhor," disse Robert Boehme, líder da equipe.
O Google Lunar X PRIZE oferece também um prêmio extra para a equipe que tirar fotos ou filmar artefatos das missões Apolo.
Para conhecer outras equipes que estão planejando concorrer ao prêmio, veja a reportagem:
Prêmio do Google para pouso na Lua continua sem ganhador