Busca no blog

Bem vindo

Postagens mais visitadas

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Congresso de Engenharia e Tecnologia

 

O CET é um evento técnico-científico e cultural e conta com mini-cursos, palestras, oficinas, apresentações culturais e mostra de iniciação científica e fóruns. Em sua 2ª edição terá como tema “EMPREENDEDORISMO: TRANSFORMANDO O PROFISSIONAL DO FUTURO”.

O congresso contará com a participação dos seguintes cursos:

Agronomia;
Arquitetura e Urbanismo;
Biotecnologia;
Engenharia de Alimentos;
Engenharia Ambiental;
Engenharia Civil;
Engenharia de Computação;
Engenharia Elétrica;
Engenharia Florestal;
Engenharia Mecânica;
Engenharia de Minas;
Engenharia de Produção;
Engenharia Química;
Engenharia de Software.

Não só da Universidade Federal, como também do IFG, SENAI, PUC, UNIP, ALFA, OBJETIVO, Faculdade Anhanguera de Anápolis, Uni-Anhanguera, Faculdade Araguaia, Faculdade Cambury, UNB, UFU, UFMG, UFT, USP, UNICAMP, entre outras.
Para integrar sem desrespeitar as especificidades de cada curso, ocorrerão atividades simultâneas para atender um maior número de pessoas e fornecer aos inscritos a possibilidade de escolha entre o que lhes for mais útil ou conveniente, proporcionando maior interesse e comodidade para os mesmos. Acontecerão palestras, minicursos, mostra de painéis de trabalhos de iniciação cientifica, fóruns, estandes com apresentação de produtos e serviços de patrocinadores e entidades correlatas às Engenharias.

O Congresso de Engenharia e Tecnologia (CET) da UFG nasceu no ano de 2011 como um projeto arrojado, viabilizado pelos discentes dos cursos de engenharia da Universidade Federal de Goiás. Este congresso se pauta pela união dos centros acadêmicos e de suas experiências na organização de eventos semelhantes, como a tradicional Semana de Engenharia Aberta (que fora realizada em XIV edições), a Semana de Engenharia Civil (que se realizou por XV edições), e demais semanas.

O evento irá contar com o coquetel de abertura, que se dará no dia 15 e nossa festa de encerramento no dia 18. Demais festas serão informadas em breve.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Pinagem - USB

Pin0 Sinal Cor Descrição
1 VCC Vermelho +5V
2 D- Branco Data -
3 D+ Verde Data +
4 GND Preto Ground

Universal Serial Bus (USB) é um tipo de conexão "ligar e usar" que permite a conexão de periféricos sem a necessidade de desligar o computador.
O USB Implementers Forum foi concebido na óptica do conceito de Plug and Play, revolucionário na altura da expansão dos computadores pessoais, feito sobre um barramento que adota um tipo de conector que deve ser comum a todos os aparelhos que o usarem, assim tornando fácil a instalação de periféricos que adotassem essa tecnologia, e diminuiu o esforço de concepção de periféricos, no que diz respeito ao suporte por parte dos sistemas operacionais (SO) e hardware.
Assim, surgiu um padrão que permite ao SO e à placa-mãe diferenciar, transparentemente:
  • A classe do equipamento (dispositivo de armazenamento, placa de rede, placa de som, etc);
  • As necessidades de alimentação elétrica do dispositivo a uma distância de ate 5 metros sem a necessidade de outro equipamento, caso este não disponha de alimentação própria;
  • As necessidades de largura de banda (para um dispositivo de vídeo, serão muito superiores às de um teclado, por exemplo);
  • As necessidades de latência máxima;
  • Eventuais modos de operação internos ao dispositivo (por exemplo, máquina digital pode operar, geralmente, como uma webcam ou como um dispositivo de armazenamento - para transferir as imagens).
Fonte: http://www.robotizando.com.br

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Concurso Público INB

Olá pessoal peneirando a internet atráz de concursos, encontrei um que contempla a nossa área (Controle e Automação). O concurso da INB - INB - INDÚSTRIAS NUCLEARES DO BRASIL S/A.

As Indústrias Nucleares do Brasil atuam na cadeia produtiva do urânio,  da mineração à fabricação do combustível que gera energia elétrica nas usinas nucleares. Vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a INB tem sua sede na cidade do Rio de Janeiro e está presente nos estados da Bahia, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. (fonte: http://www.inb.gov.br)

São 12 vagas em Resende e Caetité valor R$ 4.119,00 + Plano de saúde, participação nos lucros e outros benefícios.

ENGENHEIRO DE AUTOMAÇÃO E CONTROLEGraduação de Nível Superior, Bacharelado, em Engenharia de Automação e Controle, reconhecido pelo Ministério da Educação, e registro definitivo no Órgão de Classe específico, e estar em dia com as obrigações legais junto àquele órgão. Inglês para leitura técnica.







quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Curso de capacitação em energia solar

Boa tarde galera antenada, segue ai uma oportunidade para quem esta em Campinas e pode desembolsar a pagatela de R$ 610,00.


A empresa Eudora Solar promove nos dias 16 e 17 de março, na Unicamp, um curso de capacitação sobre os conceitos fundamentais da energia solar fotovoltaica. Entre os conteúdos abordados estão equipamentos utilizados e suas características, aplicações em sistemas isolados e conectados à rede elétrica (grid-tie), práticas em instalações de sistemas fotovoltaicos isolados e conectados à rede.

O curso é ministrado por professores graduados em engenharia elétrica, com mestrado e doutorado em energia solar fotovoltaica e por profissionais da indústria (representantes da Bosch, Anauger e Santerno). A capacitação é voltada para engenheiros, arquitetos e técnicos, profissionais da indústria, representantes e revendedores.

A inscrição pode ser feita no site do evento.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Motores de passo

Muitos dispositivos computadorizados (drives, CDRom etc.) usam motores especiais que controlam os ângulos de giro de seus rotores. Em vez de girar continuamente, estes rotores iram em etapas discretas; os motores que fazem isso são denominados 'motores de passo'. rotor de um motor de passo é simplesmente um ímã permanente que é atraído, sequencialmente, pelos pólos de diversos eletroímãs estacionários, como se ilustra:

Num motor de passo, o rotor é atraído por um par de pólos do estator e a seguir, por outro. O rotor movimenta e por etapas discretas, pausando em cada orientação, até que novo comando do computador ative um jogo diferente de eletroímãs.

Estes eletroímãs são ligados/ desligados seguindo impulsos cuidadosamente controlados de modo que os pólos magnéticos do rotor se movam de um eletroímã para outro devidamente habilitado. 

Eis algumas ilustrações (animadas) de motores de passo:

 

Fonte: feiradeciencias.com.br

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Engrenagens em Acrílico

Bom noite, feriadão de carnaval... enquanto ele não passa o ano não começa, mas nós por aqui não paramos, estudar e pesquisar não tem hora. 

Hoje Encontrei um super PDF, um tutorial para "clonar" engrenagens, usando silicone e acrílico liquido. Muito bom esse é nota 10. Segue link para baixar.


Estou daqui para frente vou por todos arquivos do blog no MediaFire, o sobrevivente e agora melhor servidor da net (minha opinião), até que venha o anonymousUpload.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Jovem brasileiro desenvolve simulador de voo com tecnologia nacional

Formado em ciências da computação, João Ricardo Pagotto, exibe na Campus Party deste ano um simulador de voo feito com tecnologia totalmente nacional. “A maior parte dos simuladores é importada. Conseguimos fazer um produto 100% nacional com um preço bem mais acessível”, destacou o desenvolvedor que tem 27 anos e vive em Cerquilho, interior paulista.


Segundo ele, o equipamento está em processo de homologação pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para poder ser usado em escolas para pilotos. “Acredito que até o ano que vem já está totalmente homologado, valendo para horas de voo e treinamento oficial de voo visual”, destacou , ao explicar que o equipamento é uma réplica, em tamanho real, dos comandos de um avião monomotor. “Todos os comandos aqui são idênticos aos da vida real. Temos um painel com 95% de funcionalidade”, completou.

Além disso, o aparelho conta com um painel em que o instrutor pode simular situações adversas, para testar a habilidade do aspirante a piloto. “Podemos simular panes durante o voo, modificar o clima, justamente para treinar a habilidade do piloto em momentos de emergência”, explica o inventor.

Pagotto espera que com a homologação da Anac possa montar sua própria empresa de simuladores. “A missão é montar minha empresa de construção de simuladores para o mercado nacional e futuramente, quem sabe, para o exterior também.”

Um dos mais importantes eventos de tecnologia e inovação, a Campus Party reúne até hoje (12) 7,5 mil aficionados por tecnologia no Parque Anhembi, na zona norte paulistana. Durante a semana passada, foram ministradas palestras e oficinas sobre temas como videogames, robótica, astronomia e mídias sociais.

Fonte: Agência Brasil - 14/02/2012